EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SEMMA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO CONTRA PESCA PREDATÓRIA NO BAIXO AMAZONAS


Ação assegura o combate à pesca irregular de várias espécies de peixes no período de defeso

A equipe de fiscalização de fauna e recursos pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve nos municípios de Santarém e Tucuruí, localizadas respectivamente, nas bacias hidrográficas Amazônica e do Tocantins, para assegurar o combate à pesca irregular de várias espécies de peixes no período de defeso. 

Durante as fiscalizações foram apreendidas malhadeiras, principal equipamento utilizado ilegalmente em épocas de proteção da reprodução das espécies, mas os donos não foram localizados. Também foram feitas abordagens a pescadores para esclarecer as datas de proibição e as espécies a serem respeitadas. “É permitida apenas a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Qualquer outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, explica a zootecnista da Sema, Moema de Jesus.

As espécies de peixe pirapitinga, curimatá, mapará, aracu, pacu, jatuarana, fura calça e branquinha estão em período de defeso na Bacia do rio Tocantins e Gurupi até 28 de fevereiro. Na Bacia Amazônica a proibição da captura ilegal desses pescados vai até 15 de março, e na ilha do Marajó até 30 de abril. Na Bacia do rio Tocantins, a pesca do pirarucu está impedida até 31 de março e na Bacia Amazônica, além do pirarucu, o tambaqui e o acari também estão no período de defeso até o final de março.

As fiscalizações continuam até o fim dos períodos de proteção das espécies pesqueiras e atendem normas do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário