EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SENADOR JOSÉ PORFÍRIO COMPLETA 52 ANOS



 
Município foi criado em 1961, quando desmembrou-se de Porto de Moz e adquiriu definitivamente sua emancipação.

O município paraense Senador José Porfírio, localizado na microrregião de Altamira, comemora hoje o seu 52º aniversário. Com o início das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a cidade, que é diretamente influenciada pelo empreendimento, passou a receber toda a infraestrutura que a Norte Energia deixará de legado na Região do Xingu. Senador José Porfírio foi criado em 1961, quando desmembrou-se de Porto de Moz e adquiriu definitivamente sua emancipação político-administrativa.

Recebeu seu nome em homenagem ao antigo político José Porfirio de Miranda Júnior, porém, foi em 2011, quando a UHE Belo Monte se instalou na região, que o município passou a receber investimentos pesados nas áreas de Saúde, Educação, saneamento básico, fiscalização ambiental, entre outros. Até o fim de 2013, serão R$ 21 milhões investidos em infraestrutura e serviços para o desenvolvimento de Senador José Porfírio.

O município de Senador José Profírio, situado na zona do Xingu, é de recente criação. Entretanto, as suas origens históricas remontam ao idos da colonização do estado do Pará.Segundo tradições, foram os holandeses, os primeiros civilizadores do ocidente, que visitaram aquela região, através do rio Xingu. Mas pode-se afirmar, serem os padres jesuítas, os legítimos pioneiros da civilização do interior desse Estado. Desconhece-se a época da doação da primeira Capitania no Xingu, a Gaspar de Abreu Freitas e, também, do revestimento da mesma à coroa. Porém, após esse abandono, os padres da Companhia de Jesus ali chegaram e, em 1639, fundaram juntamente com índios, um adeamento com o nome de Arucará ou Aricará.

A missão se desenvolveu, e, com isso, em 1758 o Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado concedeu-lhe o título de Freguesia sob o padroado de São Francisco Xavier. Nessa condição, permaneceu até à Independência do Brasil.Na mesma época, os jesuítas foram expulsos do Brasil e a missão foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Sousel.

Em 1833, com a nova divisão da Província do Pará, a Vila de Souzel foi extinta a restaurada em 1874. Contudo, em 1921, o município de Souzel novamente foi extinto e o seu território foi anexado ao município de Porto de Moz, donde desmembrou-se, somente, em 1961, quando adquiriu sua emancipação político-administrativo, em definitivo, com o nome de Senador José Porfírio, em homenagem ao antigo político José Porfirio de Miranda Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário