EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DEFESA CIVIL ALERTA SOBRE CHUVAS EM ITAITUBA

Técnicos percorreram vários locais atingidos pelas chuvas

A Coordenação da Defesa Civil de Itaituba apresentou um relatório na manhã de ontem, no auditório da Câmara Municipal, apontando dados da visita realizada em áreas de risco da cidade. Os técnicos da Defesa Civil passaram vários dias visitando as chamadas áreas de risco, entrevistando moradores e conhecendo de perto a situação de cada área. Também foram feitas visitas às comunidades de São Luis do Tapajós e Pimental, além dos distritos de Barreiras, Campo Verde e Miritituba. Neste último, a maior área de risco foi mapeada pare reforçar estudos posteriores e criar estratégias de apoio às famílias afetadas.

Segundo informou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Raimundo Santiago Filho, Itaituba está enquadrada em uma categoria de cidade considerada de difícil administração por conta das suas adversidades climáticas e geográficas, além da urbanização de áreas consideradas inadequadas para ocupação por famílias. São áreas alagadiças, encostas de morros e margens de igarapés, sendo que a ocupação desses locais já vem de décadas e já não é possível fazer uma desocupação a curto prazo.

 O estudo vai servir para reforçar ações comunitárias que possam reduzir os riscos e evitar catástrofes. O coordenador disse que a exposição do relatório no plenário da Câmara Municipal foi uma forma de reforçar as articulações que deverão ser feitas junto aos governos Federal e do Estado, com o objetivo de obter recursos, que deverão ser investidos em ações preventivas nas chamadas áreas de risco. “Nós estamos nos articulando para participarmos das conferências, seja no Estado ou da União, com o intuito de apresentarmos o diagnóstico e comprovar que realmente precisamos de ações preventivas”, disse Santiago Filho.

Por ocasião da apresentação do relatório, alguns vereadores líderes de bancada se manifestaram favoráveis à proposta de ações preventivas. O presidente da casa, vereador Wescley Thomaz, disse que a situação, de fato, é bastante crítica, como já era em anos passados, mas também enfatizou que “nunca antes Itaituba teve um diagnóstico tão detalhado.

 As áreas mais críticas, identificadas no relatório, estão nas zonas urbana e rural e incluem os bairros de São Tomé, Liberdade, São José (Vila Caçula e Vila Nova), Floresta, São Francisco, Bairro da Paz, Piracanã e residenciais Viva Itaituba e Vale do Piracanã. Também foram incluídas no relatório algumas estradas intercomunitárias, como a Transbarreiras e a Transpimental, com destaque para a precariedade das pontes de madeira, que já estão praticamente em escombros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário