EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DESABRIGADOS BLOQUEIAM RODOVIA PARA COBRAR PROVIDÊNCIAS EM ALTAMIRA

Moradores afirmam que nenhum órgão público ofereceu apoio às famílias que estão desalojadas pelas chuvas.

Moradores das ruas Violeta, João Pinho e da Transamazônica, de três bairros periféricos de Altamira, estão revoltados. Eles reclamam que perderam tudo depois das chuvas que caíram no início desta semana no município, e que alagou grande parte dos bairros de Altamira. Segundo eles, até agora nenhum órgão público ofereceu apoio às famílias que estão desalojadas. ”A gente está precisando agora de um apoio.

As crianças não estão indo para a escola porque não tem materiais. Essa água que veio aí, é água de chuva, só que ela não está escoando porque o rio está barrado. Nós estamos reivindicando o que nós perdemos. Perdemos roupas, comida, material escolar de nossas crianças”, desabafou o desabrigado Marcos Santos.

Revoltados, os moradores usaram móveis e eletrodomésticos, que estragaram por causa da enxurrada que invadiu as casas, para bloquear a Avenida Bom Jesus, principal via de acesso do bairro Mutirão, um dos mais atingidos pelo alagamento. Eles pedem uma solução urgente, já que as chuvas continuam caindo no município e muitas famílias não tem como retornar para suas casas. E prometem ficar no local até que uma providência seja tomada.

Maria Auxiliadora, da Defesa Civil de Altamira, informou por telefone que a situação dos moradores já está sendo analisada. Por outro lado,a  assessoria de comunicação da Prefeitura informou que as famílias que estão aceitando deixar suas casas, estão sendo encaminhadas para dois hotéis da cidade e que os moveis e eletrodomésticos dos atingidos estão sendo guardado em galpão com a vigilância permanente da Guarda Municipal.

Na tarde de sexta-feira, 21, a Defesa Civil do Pará anunciou que o município de Altamira continua em estado de alerta, devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região. Na noite da última terça-feira (18), um temporal de quase oito horas provocou diversos alagamentos na cidade e deixou 13 famílias desalojadas. O estado de alerta foi anunciado após reunião entre a prefeitura, órgãos municipais de segurança e Defesa Civil do Pará, que seguem com uma força-tarefa nos pontos de alagamento da cidade. “Apesar dos riscos de enchente com a previsão de mais chuvas para o município nos próximos dias, a Defesa Civil tem seguido com um intenso trabalho de fiscalização e prevenção nessas áreas. Após o remanejamento de todas as famílias desabrigadas para um hotel financiado pela prefeitura, a gente segue atuando com um mapeamento das áreas de maiores riscos para que se evite qualquer tipo de tragédia”, diz o coordenador adjunto da Defesa Civil do Pará, coronel José Almeida.

Segundo o oficial, até o momento já foram detectados nove bairros em situações em risco. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o nível do Rio Xingu já atingiu 6,46 metros, ultrapassando a cota de alerta dos órgãos de segurança, que define o limite máximo de seis metros. Os trabalhos de prevenção a enchentes em Altamira fazem parte do Plano Estadual de Contingência a Enchentes e Desastres Hidrológicos da Defesa Civil do Pará. As ações de prevenção seguem de forma intensa durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário