EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

INDIOS INVADEM ESCRITÓRIO DA NORTE ENERGIA

Indígenas exigem a construção de postos de saúde, medicamentos, água potável e a construção de escolas

Cerca de 60 índios de diversas etnias, como Parakanã, Xipaia, Curuaia e Assurini, invadiram na manhã de ontem o escritório da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação de Belo Monte, em Altamira, no oeste do Pará. Os indígenas chegaram em caminhonetes, armados com flechas e bordunas, arma indígena semelhante a uma clava. Uma parte dos manifestantes ocupou a sala principal do escritório, enquanto o restante ficou na parte externa do prédio. As lideranças indígenas cobram o cumprimento das condicionantes para mais de 30 Aldeias das rotas: Xingu e Iriri.

Entre as reivindicações eles exigem a construção de postos de saúde, medicamentos, água potável e a construção de escolas. “Essas são as mesmas reivindicações de sempre. No ano passado a gente já ocupou os canteiros cobrando isso e a empresa se comprometeu em resolver todos os problemas, mas isso não aconteceu. Agora caso ela não resolva nós vamos invadir de novo os canteiros e sem prazo pra sair”, disse Leo Xipaia, liderança indígena.

Os índios afirmaram ter medo da conclusão das obras da hidrelétrica que já passam de 40% de trabalhos já concluídos e em contrapartida da demora na execução das condicionantes nas comunidades indígenas diretamente impactadas pela barragem.  “A gente tem medo sim. Nas nossas aldeias tudo está devagar, o nosso povo não tem água potável, falta remédio nos postos e ainda gente pra atender nossas mulheres, crianças e idosos. Eles vão ter que cumprir o que diz o PBA (Plano Básico Ambiental)”, concluiu Leo Xipaia.

Apesar do clima tenso a manifestação é pacífica. Por questão de segurança os funcionários da empresa foram liberados. Uma equipe da Casa de Governo chegou ontem no local para acompanhar as negociações. A empresa Norte Energia ainda não se manifestou sobre a ocupação do prédio.

A usina hidrelétrica Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no sudoeste do Pará. O empreendimento tem oposição de ambientalistas e do Ministério Público Federal, que acredita que a obra irá trazer consequências irreversíveis para o ecossistema da região, trazendo impactos negativos para as comunidades tradicionais que vivem próximas ao local da barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário