EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PROJETO ALUMINA RONDON OFERECE CAPACITAÇÃO EM ABEL FIGUEIREDO

Primeira etapa do Programa de Qualificação de Mão de Obra ofertou 80 vagas no município

O Programa de Qualificação de Mão de Obra da Votorantim Metais chegou a mais um município paraense. Depois de Rondon do Pará, que recebeu os primeiros cursos em novembro de 2013, foi a vez dos moradores de Abel Figueiredo serem contemplados com as capacitações. As inscrições para os cursos de mestre de obras, eletricista industrial e mecânica de motocicletas se encerraram, nesta semana, com o preenchimento das 80 vagas ofertadas.

Uma delas foi preenchida pelo morador Almir Martins, que quer fazer o curso de eletricista industrial. “Já tenho formação técnica em elétrica, mas espero enriquecer meu currículo profissional e obter mais conhecimentos na área. Durante meses tive que me deslocar diariamente até Marabá para concluir um curso pelo SENAI. Não poderia perder a oportunidade de complementar minha formação aqui na minha cidade e, o melhor, de forma gratuita”, comenta.

O período de inscrição de alunos em Abel Figueiredo coincidiu com a conclusão das primeiras turmas em Rondon do Pará. Cinco capacitações iniciadas em 2013 e ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI foram finalizadas no município. A aluna Elizabete Campos, que participou do curso de instalador hidráulico predial, avalia que a qualificação possibilitou mais do que conhecimentos teóricos e práticos na área. “Encaro a conclusão do curso como uma vitória pessoal. Aprendi muito mais do que manusear canos. Aprendi a trabalhar em equipe, tive noções de cidadania e o mais importante, encerro esta etapa com a auto estima elevada e acreditando mais em mim mesma”, afirma.

As qualificações irão contemplar cerca de nove mil pessoas até o final de 2014 e visam às etapas de construção e operação do Alumina Rondon, projeto que prevê a implantação de refinaria de alumina e mina de bauxita em Rondon do Pará; bem como à inserção no mercado de trabalho da região. O Programa de Qualificação de Mão de Obra é uma realização da Votorantim Metais, em parceria com as prefeituras de Rondon do Pará e Abel Figueiredo, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Ministério da Educação, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

 Sobre o Alumina Rondon - O Alumina Rondon está em processo de licenciamento ambiental e aguarda a emissão da Licença Prévia pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). O projeto é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil e prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário