EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 9 de março de 2014

CHEIAS DESABRIGAM FAMÍLIAS EM CINCO MUNICÍPIOS

Tucuruí, Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu são os mais atingidos pelas chuvas.

As fortes chuvas estão causando prejuízos e desabrigando milhares de famílias em municípios do sul e sudeste do Pará. A situação mais crítica se verifica nos municípios de Tucuruí, Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu. Em Tucuruí, com a previsão de que o nível do rio Tocantins deve subir ainda mais com as fortes chuvas, a Defesa Civil já iniciou a retirada de pelo menos cinco famílias das áreas alagadas para o abrigo provisório no Parque de Exposições do município.

O bairro da Matinha, que fica na parte baixa da cidade, foi um dos primeiros a serem atingidos pela enchente e a água já invadiu as ruas do cais e parte da Lauro Sodré. Segundo informações cedidas pela Eletrobras Eletronorte, que monitora o nível do rio por causa da hidrelétrica Tucuruí, o nível da água deve subir ainda mais nos próximos dias devido ao aumento de chuvas na região. Ontem, o reservatório da hidrelétrica já batia a cota 73,88 metros, quase atingindo o alerta de segurança, que é de 74 metros.

A vazão afluente - água que está chegando ao reservatório, atualmente é de 27.404 metros cúbicos por segundo. Para manter esse nível, todo o excedente de água é jogado no Tocantins através do vertedouro da hidrelétrica, que já está com todas as comportas abertas.

Conforme Nédia Colho, coordenadora da Defesa Civil em Tucuruí, a situação é de alerta, já que o rio atingiu a marca de 10 metros. A previsão é que Tucuruí tenha uma cheia parecida com a de 2010. Situação preocupante porque a média foi alta atingindo a marca de 11,44 metros – índice catalogado pela Eletrobras Eletronorte até o mês de abril daquele ano.

Em relação ao ano passado, a máxima registrada foi de 10,55 metros e previsão é que até o próximo domingo (9) p rio chegue aos 10,63 metros em Tucuruí e 11,29 metros em Marabá. Ao todo, a prefeitura de Tucuruí já iniciou o remanejamento das famílias atingidas pela cheia. Ao todo, foram cinco famílias que estão no abrigo provisório montado no Parque de Exposições de Tucuruí. “Já estamos arrumando tudo para receber as famílias que estão perdendo o direito de estar nas suas casas", afirma Nédia.

A dona de casa Ana Cleide reclama dos prejuízos que tem com a cheia. "Os prejuízos são muitos. Tudo que a gente compra todo ano tem que sair, todo ano escangalha", afirma a dona de casa. A Defesa Civil tem monitorado as áreas de risco e ficado atento para os boletins diários de vazão do rio Tocantins emitidos pela Eletrobras Eletronorte. “Estamos observando constantemente o nível do rio e as famílias atingidas serão amparadas pelo município”, acrescenta.

Marabá- A Defesa Civil de Marabá divulgou ontem um novo relatório sobre as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. O documento, finalizado às 18 horas, informa que o rio Itacaiúnas já atingiu a marca de 11,18 metros, atingindo um total de 161 famílias em Marabá.

Segundo Marcio Costa, coordenador da Defesa Civil, do número de famílias atingidas, 50 foram direcionadas para o abrigo na entrada da Marabá Pioneira, 38 para o abrigo na Folha 16, 12 famílias estão no abrigo da Associação de Moradores da Santa Rosa e outras 49 estão na casa de amigos ou parentes. Um novo relatório será finalizado às 18 horas desta sexta-feira,07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário