EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 7 de abril de 2014

FAMILIAS SERÃO RETIRADAS DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Local está ocupado por mais de 500 famílias foi considerado área de risco e impróprio para moradia.

Uma das mais antigas ocupações irregulares de Parauapebas será desmobilizada nos próximos dias. Desde segunda-feira, 31 de março, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) está recebendo no Setor de Cadastro para os procedimentos de desmobilização as famílias que moram na área de preservação permanente, conhecida popularmente como baixada do Morro Alto Bonito. O local, que está ocupado há cerca de 6 anos por mais de 500 famílias, é considerado área de risco e impróprio para moradia.

Depois de conhecer de forma detalhada o projeto habitacional e as opções disponibilizadas pelo governo municipal para as famílias cadastradas, agora os moradores estão assinando os termos de acordo para a desocupação de forma pacífica. Nos dias 9 e 10 de abril, a Sehab vai realizar uma série de reuniões com os moradores que até a próxima sexta-feira,04, não assinarem o termo de acordo.

Nas reuniões serão apresentadas as opções de adesão ao plano de reassentamento e medidas compensatórias do projeto habitacional Morro Alto Bonito, destinado especificamente para as famílias que moram na área de preservação ambiental.

Dentre as principais propostas do governo municipal para as famílias estão a entrega de unidade habitacional e pagamento de auxílio aluguel no valor de 400 reais até o recebimento do imóvel. Na área de preservação permanente (baixada) estão cadastradas pela Sehab 535 famílias e mais 5 igrejas, 23 pontos comerciais e 18 casas ainda em construção. A intenção da prefeitura é fechar os termos de acordo com todos os moradores nas duas próximas semanas e no mês de maio o local seja liberado para início da obra de restauração e revitalização da área.

O Residencial Alto Bonito é um projeto habitacional na modalidade urbanização de assentamentos precários e assim está classificado no contrato da Caixa nº 352.724-82. Diferente de outros projetos habitacionais, o Residencial Alto Bonito deverá ser desocupado, construído e destinado preferencial aos moradores que ali habitam.O residencial prevê a construção de 1.008 unidades habitacionais (apartamentos) na primeira fase e mais 1.392 apartamentos na segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário