EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 25 de abril de 2014

IBAMA APREENDE MADEIRA EM TERRA INDÍGENA

Durante a operação, que contou com a participação da Funai e da Polícia Federal, foram constatados vários pontos de extração ilegal

As denúncias de exploração ilegal de madeira, feitas por índios da etnia Arara e por agentes da Funai, motivaram o Ibama de Altamira a realizar entre os dias 5 e 10 de abril a operação “Cara Pintada”, na terra indígena Cachoeira Seca, que fica entre os municípios de Uruará e Placas, no sudoeste paraense.

Durante a operação, que contou com a participação da Funai e da Polícia Federal, foram constatados vários pontos de extração ilegal de madeira. Segundo a chefe do escritório do Ibama em Altamira, Tatiane Leite, na região do município de Uruará, as áreas exploradas tinham indícios de retirada até o mês de dezembro, quando começou o período chuvoso na região. Foi no município de Placas, que os agentes do Ibama encontraram o problema maior. “No travessão 235, foi onde a gente fez de fato os flagrantes e apreensões”, esclareceu Tatiane.

Os agentes apreenderam três tratores, uma serra pica-pau, três armas, quatro motosserras, além de 57 metros cúbicos de madeira. Os agentes também encontraram duas serrarias que beneficiavam a madeira, sem licença, no meio da floresta. “Nesses dois acampamentos, que eram de serrarias e que estavam funcionando, as pessoas já tinham se dispersado. Elas estavam abandonadas. Por não termos equipamento para levar embora as serrarias, nós tivemos que fazer a destruição, que é um procedimento que a gente faz também quando encontra equipamentos assim dentro de terras indígenas e abandonados”, concluiu a chefe do Ibama. A fiscalização resultou em multas no valor de R$ 7,5 milhões e 700 hectares de área embargada. Duas pessoas foram multadas e autuadas por crime ambiental.  A área deverá ser fiscalizada novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário