EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ALUNOS DE PARAUAPEBAS PARTICIPAM DA OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Estudantes também participaram da 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

 Mais de mil alunos de 23 escolas da rede municipal de ensino participaram na última sexta-feira (16) da XVII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

Os eventos, realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), são abertos à participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas ou privadas de todo o território nacional. Em Parauapebas, contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Ensino de 3° e 4° Ciclos.

A participação dos alunos tanto na Olimpíada quanto na Mostra ocorre de forma voluntária, portanto, sem obrigatoriedade. Ambas ocorrem em uma única fase: a OBA, por meio da aplicação de uma prova escrita, e a Mobfog, que consiste na construção e lançamento de foguetes artesanais feitos a partir de materiais recicláveis.

Segundo Raimundo Felix, coordenador de ciências de 3° e 4° Ciclos, o principal objetivo da OBA e da Mobfog é fomentar o interesse dos alunos pela astronomia e pela astronáutica. “Ao participarem dos eventos, os alunos adquirem conhecimento de forma lúdica e cooperativa, e os professores têm seus horizontes ampliados por se engajarem nesse projeto multidisciplinar”, avalia Raimundo Felix.

Só na escola Chico Mendes foram inscritos 250 alunos de 6 turmas do 9° ano. De acordo com as professores das turmas, Wilamar Oliveira e Elizângela Lucena, seus alunos vêm sendo preparados para as avaliações desde fevereiro, quando ocorreram as inscrições. “Nos últimos três meses, lecionamos uma vez por semana os conteúdos teóricos da OBA, como também montamos um cronograma com as aulas práticas para a construção dos foguetes”, afirma Wilamar Oliveira.

Foguetes- O lançamento de foguetes na Escola Chico Mendes ocorreu na manhã da quinta-feira (15). Os experimentos, confeccionados com garrafas pets, papelão e fita durex, foram construídos pelos próprios alunos com a instrução e supervisão das professoras de Ciências. Rômulo de Castro, 14 anos, aluno do 9° ano, participou pela primeira vez da OBA e também da Mobfog. A equipe dele foi a que lançou o foguete mais alto: 50 metros. “Já fui beneficiado só em participar da Mostra. Hoje meu interesse por astronomia é muito maior do que antes. Quero adquirir mais conhecimento sobre o assunto e também tirar uma boa nota e ser premiado”, comenta o estudante.

Depois de publicado o resultado, cada aluno participante recebe um certificado nominal e, se obtiver uma boa nota, também ganha medalhas de bronze, prata ou ouro, de acordo com sua classificação. Professores, diretores e escolas que participam também são agraciados com certificados de participação.

 

Em 2013, 36 alunos das escolas municipais Cecília Meireles, Eduardo Angelim e Antônio Matos Filho, além do colégio Conexão, foram medalhistas na Olimpíada e na Mostra. Em reconhecimento ao destaque dos jovens cientistas, a Prefeitura de Parauapebas realizou uma premiação em grande estilo, com a participação de autoridades municipais e do astronauta Marcos Pontes.

2 comentários:

  1. mas e os alunos da escola faruk salmem? o lançamento dos foguetes foram na quatar feira e o fuguete campeâo vuou mais de 80m que enclusive foi o meu foguete.

    ResponderExcluir
  2. Os alunos da escola "FARUK SALMEM", fiseram o lançamento de seus foguetes na quarta-feira (11) e o foguete que lançou mais longe e mais auto foi em 80m.

    ResponderExcluir