EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 19 de maio de 2014

EMATER INCENTIVA CULTIVO DA BANANA NA ZONA RURAL DE ALTAMIRA


Objetivo é retomar a cultura da fruta no município, que sofreu queda devido à incidência de doenças e pragas.

Em Altamira, município da Região do Xingu, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) está incentivando o cultivo da bananeira, em consórcio com o cacau e o mogno, em uma Unidade Demonstrativa no Projeto de Assentamento Itapuama. O objetivo é retomar a cultura da banana em Altamira, que sofreu queda devido à incidência de doenças e pragas.

A unidade foi implantada na propriedade familiar do agricultor Edneud Vidal, na comunidade do Espelho. Em um hectare foram plantadas 400 mudas da banana BRS Conquista, que apresenta tolerância a pragas e doenças, como a Sigatoka Negra (causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis), muito comum na região, que vem prejudicando a cadeia produtiva do fruto. “Diante da situação em que se encontra o cultivo da banana, com a incidência de doenças como o mal de Sigatoka Negra, que dizima a cultura, a nossa equipe técnica buscou parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e estamos desenvolvendo o trabalho de retomada da produção”, explicou Josué Cavalcante, técnico em Agropecuária da Emater.

A estimativa da empresa é que, de junho a novembro, a colheita atinja cerca de 8 mil quilos de banana, para abastecer o mercado do município, e que em dezembro saiam da unidade 2 mil mudas do fruto, que serão distribuídas aos agricultores familiares das comunidades vizinhas. “Esta é uma unidade demonstrativa em consórcio com o cacau, que é uma importante cultura local, e o mogno, uma essência florestal para fins de recomposição de áreas”, informou o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário