EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 25 de maio de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA ACESSIBILIDADE EM PRÉDIOS PÚBLICOS

Prédios estão localizados em Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá, Tailândia e Tucuruí.

O Ministério Público Federal em Tucuruí instaurou, no dia 15 de maio, inquérito civil público para verificar as condições de acessibilidade dos prédios dos órgãos públicos federais sediados em 7 municípios do sudeste paraense (Breu Branco, Goianésia, Jacundá, Novo Repartimento, Pacajá, Tailândia e Tucuruí). O inquérito prevê a expedição de ofícios a todos os órgãos federais situados na região para que eles forneçam informações sobre o atendimento das medidas de acessibilidade previstas em lei, ou indiquem as soluções paliativas adotadas para o atendimento de portadores de necessidades especiais.

Para facilitar a coleta das informações, os responsáveis pelos órgãos federais deverão responder questionário elaborado para esse fim, disponível neste link. O MPF também solicitará informações ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea) a respeito do cumprimento de sua obrigação de fiscalizar se os projetos de construção/ampliação estão adequados às regras de acessibilidade, de acordo com o disposto no Decreto nº 5.296/2004. O inquérito requisitará ainda que as Secretarias Municipais de Assistência Social dos sete municípios apresentem informações sobre o número estimado de pessoas portadoras de necessidades especiais, com a indicação das deficiências preponderantes e das ações municipais existentes quanto a este tema.

Também as associações de apoio a pessoas com deficiências situadas nestes municípios serão contactadas para preencherem questionários específicos sobre a acessibilidade, nos quais poderão narrar as dificuldades que têm sido enfrentadas no dia-a-dia, especialmente em relação aos prédios públicos federais. Acesse aqui o questionário que será encaminhado a estas associações.

Após o levantamento da situação atual, o MPF terá subsídios para adotar as medidas necessárias para garantir o pleno acesso de cidadãos portadores de necessidades especiais aos órgãos federais situados nos sete municípios paraenses, o que inclui a realização de vistorias técnicas e a expedição de recomendações para que tais órgãos promovam as adaptações e reformas necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário