EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PARAGOMINAS COMBATE TRABALHO INFANTIL

Município recebeu o documento que comprova o cumprimento das ações direcionadas à garantia dos direitos das crianças e adolescente.

Há 11 anos Paragominas se comprometeu com o Ministério Público do Trabalho - MPT, por meio de Termo de Ajuste de Conduta - TAC, a realizar ações de prevenção e combate ao trabalho infantil. Durante esse período, o município foi monitorado pelo MPT até este ano, sendo que neste mês recebeu o documento que comprova o cumprimento das ações direcionadas à garantia dos direitos das crianças e adolescente. A entrega foi realizada pela procuradora do Ministério Público Federal – MPF, Natália Mariel Ferreira, ao prefeito, Paulo Pombo Tocantins, durante o I Seminário Sobre Trabalho Infantil.

O evento foi realizado, no Teatro Reinaldo Castanheira, onde representantes e instituições públicas, privadas e da sociedade civil debateram sobre as ações que o município tem desenvolvido para minimizar e erradicar o trabalho infantil. “Hoje, somos mais conscientes e priorizamos a infância em nosso município. Atendemos 1500 crianças e adolescentes por meio da Secretaria de Assistência Social e mais 600 por meio da Secretaria de Cultura. Sem contar que trabalhamos sempre pela melhor educação”, ressaltou Paulo Tocantins.

Ações sociais, fiscalização, denúncias sobre violação de direitos e a sensibilização da população sobre o trabalho infantil contribuíram para que o município recebesse a dispensa do TAC. “O trabalho infantil é uma realidade em nosso Estado e em diversos lugares do Brasil. Paragominas está de parabéns, pois, é visível a ausência de trabalho infantil, pelo menos nas ruas. O município é um exemplo não só para outras cidades do nosso Estado como também outras localidades do Brasil”, comentou a procuradora da república, Natália Mariel. Para a secretária municipal de assistência social, Rose Oliveira, a dispensa do Termo de Ajuste de Conduta não seria possível se não fosse o engajamento da sociedade. “Esse trabalho é possível graças a parcerias com empresas e entidades que realizam projetos sociais voltados para garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, concluiu a secretária.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário