EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 14 de junho de 2014

PARAUAPEBAS PROMOVE FORUM DO SELO UNICEF

O Selo é um reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) aos municípios que mais se destacam na garantia dos direitos das crianças

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou esta semana o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado, Edição 2013/2016. O evento, que ocorreu nos Auditórios I e II da Prefeitura, reuniu representantes do governo municipal, sociedade civil, lideranças locais e Organizações Não Governamentais (ONGs), além de jovens estudantes, para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e da adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e um Plano Municipal de Ação.

Parauapebas é um dos mais de 600 municípios da Amazônia Legal que aderiram ao Selo Unicef desta nova edição. Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, esta é a segunda vez que o município fez a adesão. “Assumimos o desafio de melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes e, por meio do esforço conjunto dos vários setores da sociedade, conseguimos garantir melhorias significativas, como também o Selo Município Aprovado. Agora temos um novo desafio, precisamos fazer muito mais para garantir ações que efetivem esses direitos”, destaca Juliana.

Para o conselheiro Aldo Lindoso Serra, o 1° Fórum Comunitário representa apenas o início dos trabalhos. “Precisamos colocar as crianças e adolescentes como um dos principais focos das políticas públicas locais e, é através da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção a eles, que as ações se concretizam”, enfatiza Aldo.

O estudante Henrique da Conceição, falou sobre sua felicidade em participar de um evento que visa à implementação de políticas públicas municipais na vida das crianças e adolescentes. “Estou muito feliz em participar do Fórum e poder oferecer minha contribuição para a melhoria da qualidade de vida da juventude de nossa cidade”. O jovem também mencionou que reconhece que o poder público não é o único a ter responsabilidade sobre os adolescentes, e sim toda a sociedade, e que se cada um fizer a sua parte os resultados serão os melhores.

Na ocasião, também foi apresentada a comissão intersetorial, criada para articular a busca do Selo. Segundo o Comdcap o 2° Fórum Comunitário desta edição deverá ser realizado no primeiro semestre de 2016. Ele terá o propósito de avaliar se as ações realizadas foram eficazes, ou seja, trata-se do momento de ver o que melhorou em relação ao diagnóstico inicial do município.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) aos municípios que mais se destacam na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário