EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 16 de julho de 2014

EMATER PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 66 ANOS DE ITUPIRANGA

Município é um dos mais ocupados territorialmente com projetos de assentamentos no Estado.

Acompanhando as comemorações pelos 66 anos do município de Itupiranga, no sudeste paraense, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) destaca os bons resultados obtidos neste ano. Somente no último mês, os técnicos finalizaram a Chamada Pública 1/ 2011, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que atendeu 1,5 mil famílias assentadas e garantiu o acesso ao crédito rural, que alcançou a marca de R$ 7 milhões.

O município de Itupiranga, que fez 66 anos na última segunda-feira (14), é um dos mais ocupados territorialmente com projetos de assentamentos no Estado, com 54 unidades. Neste universo, a Emater atendeu agricultores assentados de 18 projetos. O objetivo é desenvolver a agricultura familiar no município. Para isso, visitas, atendimentos, acompanhamento, instruções, oficinas e formalização de projetos foram feitos, para que o conhecimento fosse levado ao produtor assentado.

Por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cerca de 350 projetos foram internalizados nos agentes financeiros. “Cada família contratou em média R$ 20 mil, sendo que as modalidades de agricultura foram de acordo com a aptidão de cada colono, seja ela mandiocultura ou a criação de gado misto, leite e corte”, explica o chefe da Emater local, Walter Ferreira.

Além dos atendimentos às famílias assentadas, os agricultores familiares comuns do município também foram beneficiados com um trabalho qualificado, na pesca artesanal, criação de gado, produção de maracujá, milho, cacau e açaí nativo, e em hortas. “Fizemos os levantamentos das cadeias produtivas, cursos e palestras. Nosso trabalho é focado no beneficiamento da produção e na preservação ambiental, como no caso da pesca artesanal, por exemplo, embora 90% dos produtores rurais de Itupiranga tenham uma pequena quantidade de gado de corte. Sabemos que contribuímos para o desenvolvimento local”, ressalta.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário