EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 14 de julho de 2014

INDIOS FECHAM TRANSAMAZÔNICA EM PROTESTO CONTRA BELO MONTE

O bloqueio começou por volta de quatro horas da manhã e durou até as 10h.

Índios das etnias Arara, Curuaia e Xipaia fecharam nesta sexta-feira (11) o travessão 27 da rodovia Transamazônica em Altamira, no sudoeste do Pará. A interdição foi um protesto contra a construção da usina hidrelétrica Belo Monte, que está sendo erguida no município vizinho de Vitória do Xingu. De acordo com a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, o protesto impediu a chegada de trabalhadores ao canteiro de obras.

O bloqueio começou por volta de quatro horas da manhã e durou até as 10h. O protesto terminou quando os manifestantes conseguiram marcar uma reunião com a Funai e representantes do Governo Federal para debater o cumprimento das obrigações referentes aos grupos indígenas.

Durante o protesto um grande congestionamento se formou na rodovia. De acordo com o Consórcio Construtor Belo Monte, responsável pela obra de engenharia civil da barragem, cerca de 35% dos funcionários que moram em Altamira não conseguiram chegar ao trabalho, e somente 65% dos operários que moram nos alojamentos dos canteiros conseguiram trabalhar normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário