EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 26 de julho de 2014

MANEJO RACIONAL DE BOVINOS É TEMA DE CAPACITAÇÃO EM PARAGOMINAS



Trata-se de uma prática sustentável que pode ser aplicado desde o nascimento do animal até a hora do abate.

No período de 29 a 31 de julho, o Projeto Pecuária Verde, do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), em parceria com ETCO e BEA Consultoria, promove o curso de “Manejo racional de bovinos de corte – boas práticas no curral”. O treinamento, que será realizado em Paragominas, no nordeste paraense, envolverá teoria e prática com os consultores do projeto. O projeto Pecuária Verde também conta com o apoio do Fundo Vale e da Dow AgroSciences.

O manejo racional é uma prática sustentável difundida pelo Projeto Pecuária Verde que pode ser aplicado desde o nascimento do animal até a hora do abate. A prática visa melhorar a produção, a qualidade do produto e evitar o uso da violência no tratamento dos animais em atividades rotineiras, como vacinação, desmama e na condução em currais.

A partir desse treinamento, o Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas busca a capacitação de profissionais e dos principais atores do setor para o desenvolvimento de alternativas de sustentabilidade na criação dos bovinos de corte. De acordo com Adriano Páscoa, consultor do Pecuária Verde, além do aumento da produtividade, o manejo racional pode auxiliar no controle e o acompanhamento da emissão de gás metano (CH4), que está diretamente atrelada à atividade agropecuária. “Essa emissão pode ser reduzida com a utilização de técnicas para melhorar a qualidade dos alimentos fornecidos aos bovinos, comumente adotadas nos sistemas de produção intensiva”, destaca Páscoa.

Para o consultor Mateus Paranhos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), um dos fatores positivos do manejo racional é a vacinação, por exemplo. “Quando feita a partir das técnicas de manejo racional e com profissionais bem capacitados, é possível evitar abscessos, diminuir o desperdício de materiais para a imunização e melhorar a relação do homem e do animal e evitar perda de carne na hora da comercialização para os frigoríficos”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, outros fatores no manejo racional que contribuem para os bons resultados são as instalações do curral e o uso de procedimentos de segurança, com as bandeiras de manejo, que podem evitar acidentes de trabalho e melhorar a atividade. O curso é aberto e as inscrições podem ser feitas na sede Sindicato, em Paragominas, ou pelos fones: (91) 3729-1212 e 3729-1030.

Um comentário:

  1. Meu nobre Evando, essa história de municipio verde e conversa pra boi dormir.

    Aprofunda no tema, estuda o que está acontecendo com Energia Elétrica no Pais por exemplo. Porque está subindo e causando tanto déficit que terá que ser cobrado do consumidor.

    A Miriam Leitão falou de má gestão do pessoal, mas esqueçeu o tempo que pararam as obras por interferência dos ambientalistas. Será que isso não atrasa o cronograma de prazo de execução da obra? Isso não causa prejuizos? Interessante.

    Por falar em ambientalistas, eles produzem o que consomem? Onde Produzem? Derrubam arvores pra plantar o produto?

    ResponderExcluir