EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 29 de julho de 2014

MULHER QUE ENVENENOU 9 PESSOAS CONDENADA A NOVE ANOS DE PRISÃO



O tribunal do Júri condenou na manhã de ontem, a nove anos de prisão, a doméstica Joelma Batista de Sousa, de 35 anos, acusada de tentativa de homicídio de nove pessoas, entre crianças e adolescentes da comunidade Tipizal, situada na zona rural de Santarém, crime ocorrido em dezembro de 2008. Segundo a denúncia, a ré enviou um bolo envenenado com “chumbinho” para uma jovem de 15 anos, acreditando que a mesma fosse amante de seu companheiro. O produto acabou sendo consumido pela jovem e mais oito pessoas, entre crianças e adolescentes da casa e da vizinhança.
A sessão de julgamento durou 17 horas e o juiz Gerson Marra Gomes aplicou pena de nove anos de reclusão a ser cumprida em regime semiaberto. A ré permaneceu presa por um ano e seis meses antes do julgamento. Na época do crime, a autora disse à polícia que a ideia do bolo envenenado foi uma atitude de desespero.

Quando foi presa, Joelma disse que agiu movida pelo ciúme. Ela desconfiava que uma das vítimas tinha um caso amoroso com marido dela Erivaldo dos Santos. “Já vivia muito tempo aguentando o caso deles. Já ia fazer três anos agora em abril, enquanto isso vivia ouvindo conversa. Vinha alguém chegava e falava uma coisa vinha outra e falava outra coisa. Até encontrar as duas pessoas juntas na minha casa eu encontrei.” Declarou Joelma.

Em depoimento, a acusada contou ao delegado que no dia do crime, por volta de 5 horas, foi da Colônia do Tipizal, para tratar da sua inscrição no programa Bolsa-Família, em uma agência da Caixa. Ela afirmou que sempre guardava em sua bolsa um frasco de veneno para matar ratos, pois tinha receio de que seus filhos pegassem e ingerissem o produto. Na agência, perguntou a uma atendente onde poderia comprar um bolo. Em seguida, disse ter encomendado um bolo confeitado com cobertura de chocolate por telefone, foi a padaria, pegou o produto e despejou todo veneno no bolo, que foi colocado dentro de uma caixa. 

Ela disse que parou um moto taxista próximo à padaria e solicitou e ele que fizesse uma corrida até a rodovia Santarém/Curuá-Una, alegando que era para entregar uma encomenda na casa de uma jovem identificada como Diana, na Colônia do Tipizal. O preço do frete foi de R$ 30. Ela deu ainda R$ 10 ao moto taxista pedindo que ele desse a quantia à Diana para comprar refrigerante e dizer a ela que quem estava mandando o bolo era um rapaz, que iria lhe fazer uma visita nesta quarta-feira, dia 3. Sem desconfiar de nada, o moto taxista seguiu viagem.

Joelma apanhou um ônibus que faz a linha para a colônia para encontrar o moto taxista para ter certeza de que ele havia entregue o bolo à moça. A mulher disse ter tomado conhecimento, de que no mesmo dia, Diana havia levado o bolo à casa de um senhor de nome Raimundo Massuca, de apelido “Galo”, onde a família toda foi envenenada e levada ao Hospital Municipal de Santarém. Das 15 pessoas que comeram o bolo, 11 passaram mal, e 9 ficaram em estado mais grave entre elas, a cunhada de Joelma. “Eu não queria atingir todas essas pessoas. Têm pessoas no meio que nunca me fizeram nada e pessoas que eu não conheço. Eu queria sim matar uma única pessoa.” Confessou a acusada. Quanto ao moto táxi que ajudou na entrega, a acusada disse que ele não sabia de nada, apenas prestou o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário