EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

51 BATALHÃO DE INFANTARIA E SELVA COMEMORA 42 ANOS DE INSTALAÇÃO NA TRANSAMAZÔNICA



51º Batalhão de Infantaria de Selva, 51º BIS, comemorou neste final de semana, o 42º aniversário de instalação do Exército Brasileiro na região de Altamira, Transamazônica e Xingu, no sudoeste do Pará. A comemoração aconteceu na sede do Batalhão e reuniu autoridades municipais, familiares dos militares além de convidados.

O anfitrião da festa, tenente coronel William Fernandes de Oliveira Amaral, saudou a sua tropa, e, em nome da unidade, homenageou lideranças locais e personalidades com a entrega do título de "Amigo do Batalhão", um reconhecimento pelas inúmeras contribuições e parcerias estabelecidas por pessoas e instituições com o Batalhão. “O Batalhão é um patrimônio de Altamira, é um patrimônio da Volta Grande do Xingu, e hoje nós estamos tendo o privilégio de comemorar 42 anos de implantação da unidade aqui. São 42 anos que estão completamente ligados a história de Altamira, e nós recebemos várias pessoas hoje, que vieram prestigiar também esse momento de alegria com a gente”, destacou o comandante do 51º Bis.

Entre os homenageados estavam personalidades e entidades locais que tem contribuindo diretamente com o desenvolvimento do Batalhão Sentinela do Xingu. “Eu servi o batalhão na década de 80, como soldado, e fazer parte das festividades do 51º BIS para mim, e para a UEPA, é uma honra. Nós temos  parceria com o exército que tem dado certo e para UEPA é interessante ter o 51º BIS como parceiro”. Jorge Farias, Coordenador do Campus da Universidade Estadual do Pará em Altamira.

 

Histórico do Batalhão em Altamira

 
O 51º Batalhão de Infantaria de Selva foi criado em 31 de janeiro de 1973, por meio de um Decreto Presidencial. No mesmo ano, começou a construção do aquartelamento na cidade de Altamira. O local escolhido foi a colina do Forte-Ambé, instalação construída em 1892, que já havia sido residência oficial do Coronel José Porfírio, Senador estadual, que viabilizou a emancipação do Município de Altamira.

 
Em 03 de janeiro de 1975, o Diretor Geral de Economia e Finanças concedeu autonomia administrativa ao Batalhão. Em 15 de janeiro daquele ano, chegou o destacamento precursor composto por 05 oficiais, 08 subtenentes e sargentos e 15 cabos e soldados, oriundos do 2º BIS, Belém-PA, e a partir de 1977, passou a integrar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

 
Com mais de quatro décadas de história, o Batalhão mantém vivos os ideais de Pedro Teixeira, adestrando-se para garantir a soberania nacional na Amazônia, e apoiando o desenvolvimento das comunidades locais, fixando desta maneira a imagem do Exército Brasileiro como Braço forte, Mão Amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário