Outra vertente espalha tititi creditando alto nível de glicose no sangue do senador, o que teria elevado o diabetes de Barbalho a graus  estratosféricos. Fala-se de que o senador há tempo não estaria bem de saúde.

Poucos são aqueles que vêm a público dizer o que realmente está acontecendo, como o ex-presidente Lula, que de forma direta e clara, um dia, chamou a imprensa para comunicar ao país que seria submetido a tratamento de câncer.Antes dele, ainda como  ministra de Lula, a atual presidente Dilma Roussef, também fez o mesmo.

Bem antes dos dois, o ex-vice presidente d República,  José Alencar,  também foi transparente, revelando a luta que começava a travar para curar um câncer.Enquanto a família  Barbalho não vier a público esclarecer o que realmente está ocorrendo com a saúde do comandante-em-chefe do clã, a boataria ganhara dimensões irremovíveis.De concreto mesmo, apenas o anúncio de que Fernando Ribeiro, suplente, assumirá o cargo de Barbalho, enquanto este se convalesce da doença misteriosa.