EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 1 de março de 2015

CONTA DE LUZ DO PARAENSE FICARÁ MAIS CARA A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA, 02



A conta de luz do paraense fica 3,6% mais cara nesta segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país.

As revisões extraordinárias foram aprovados na última sexta-feira (27). De acordo com a lei, este tipo de reajuste representa um aumento extra aplicado quando há risco de desequilíbrio nas contas das distribuidoras. A má notícia para o consumidor é que, além da revisão, poderá ocorrer uma nova alta em suas tarifas ao longo de 2015, pois a Aneel ainda vai autorizar o reajuste ordinário anual.

No último reajuste anual autorizado pela Aneel, em agosto de 2014, a Celpa aumentou o custo da energia em 34%, o que preocupa os economistas. "Em menos de seis meses estamos nos aproximando dos 50% de reajuste", pondera o economista Roberto Sena. "Isto tem um grande impacto da inflação".

Sobre a revisão de tarifas
A revisão vai permitir que as distribuidoras arrecadem, de imediato, recursos para cobrir custos com a compra de energia de Itaipu, novos contratos de suprimento de eletricidade firmados em leilões recentes, além de ações do governo financiadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Pela regra, as distribuidoras deveriam bancar essas contas para, depois, serem ressarcidas no reajuste anual, mas elas alegam não ter recursos. Ou seja, essas despesas bilionárias que normalmente são repassadas ao cliente durante o reajuste anual são antecipadas.

2 comentários:

  1. VIVA O PT VIVA VIVA O PMDB DILMA VIVA LULA VIVA ANA JULIA VIVA PAULO ROCHA VIVA JADER VIA A CAMBADA O ALMENTO FOI PEQUENO TINHA QUE SER MAIS PRA OS FDP APRENDER A VOTAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Tu e mesmo burro. SERIA PIOR SE FOSSE O PSDB. QUE ELES IRIA FAZER PIOR. E IA INVENTAR UM MONTE DE MENTIRAS. O QUANTO DE ROUBO QUE O PSDB ESCONDEU E O PT NÃO PERDOOU NEM OS DELE. ME POUPE CAMARADA. SOU PT PT E SEMPRE PT.

    ResponderExcluir