EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O LIBERAL DESTA TERÇA- 26 DE JANEIRO DE 2016 : COLUNA OESTE DESTACA DISCUSSÃO SOBRE A BR 163

 
 
LEIA A MATÉRIA COMPLETA ABAIXO
SANTÁREM QUER AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR CONCESSÃO DA BR 163
Município deve receber pelo seu porto, mais de 400 mil toneladas de fertilizante.
Evandro Corrêa- Oeste do Pará
Especial para O Liberal
Na segunda audiência pública, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no município de Itaituba, na semana passada, o prefeito Alexandre Von voltou a defender a inclusão do trecho Miritituba-porto de Santarém na proposta de concessão rodoviária do Governo Federal da BR 163 à iniciativa privada.
Na primeira audiência, realizada no dia 18 de janeiro, em Brasília, Von defendeu, verbalmente, e protocolou documento em nome do Município de Santarém, defendendo que seja estendido o trecho para a concessão do distrito de Miritituba até o Porto de Santarém. O prefeito mostrou que a concessão abrangeria duas alternativas, incluindo dois portos para o recebimento de grãos do Centro-Oeste do Brasil.
Alexandre Von também fez ponderações sobre a questão climática. “Do ponto de vista climático, nos anos em que o verão intenso impedia a navegação no rio Tapajós das barcaças carregadas no trecho Miritituba-Santarém, o escoamento da produção não seria comprometido, porque o porto de Santarém poderia ser utilizado, pois tem calado para o acostamento de navios graneleiros durante os 12 meses do ano”, ponderou.
Em 2014, foi o primeiro ano em que o porto de Santarém recebeu fertilizantes e pelo porto foram importados pouco mais de 40 mil toneladas de fertilizantes. Em 2015 esse número aumentou para 189 mil toneladas e a previsão para 2016, Santarém deve receber pelo seu porto, mais de 400 mil toneladas de fertilizante, viabilizando o freto de retorno”, disse. No final de sua manifestação, o prefeito solicitou que a ANTT inclua uma quarta audiência pública, da proposta de concessão rodoviária, em Santarém.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário