EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FRAUDE NA PREFEITURA DE ABAETETUBA PODE TER DESVIADO MAIS DE 12 MILHÕES DA PREVIDÊNCIA

A Polícia Civil apreendeu nesta quarta-feira (3) documentos e computadores que podem comprovar desvios de R$ 12 milhões em um esquema de fraude da previdência na Prefeitura de Abaetetuba, no Pará, na gestão entre os anos de 2008 e 2012. A operação "Forte de Miriti" cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e 10 de condução coercitiva foram cumpridos. As pessoas conduzidas à delegacia prestaram depoimento na condição de testemunhas e ninguém foi preso até o momento.

 

Segundo o Ministério da Previdência, a Prefeitura de Abaetetuba descontava o valor do benefício dos servidores municipais, mas o dinheiro não chegavam aos cofres do Instituto de Previdência do Município de Abaetetuba (IPMA) durante o período investigado. O valor desviado chega a R$ 12 milhões e o próximo passo da investigação é identificar quem foram os responsáveis pelos desvios.

 

De acordo com a assessoria da polícia, a ação faz parte da operação "Forte de Miriti", coordenada pela Delegacia de Defraudações Públicas. As buscas e apreensões foram realizadas na sede do IPMA, nas sedes da Secretaria Municipal de Administraçã e na Prefeitura Municipal da cidade, além de residências de servidores públicos de Abaetetuba e em Belém.

 

Investigações

 O inquérito policial foi instaurado pelo delegado Carlos Vieira, titular da Delegacia de Defraudações Públicas, a partir de relatórios enviados pelo Ministério da Previdência Social que apontaram possível crime de apropriação indébita de valores referentes a descontos em folha salarial de servidores da Prefeitura de Abaetetuba não repassados ao órgão previdenciário.

 

 Entre as pessoas conduzidas para serem ouvidas estavam servidores administrativos ligados à Prefeitura. Os depoimentos estão sendo realizados na sede da Superintendência da Polícia Civil em Abaetetuba. Todos os documentos apreendidos foram levados para a sede da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário