EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 20 de fevereiro de 2016

AVIÃO DO GOVERNO DO ESTADO TRANSPORTA PARA A CAPITAL BEBÊ PREMATURO QUE NASCEU EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA


Já está hospitalizado no Instituto Materno-Infantil Mamarray, em Belém, o recém-nascido prematuro trazido de Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, que foi transportado pelo serviço aeromédico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com o apoio da Polícia Militar.

Por volta das 16 horas desta sexta-feira (19), a criança chegou a Belém em um avião equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Na área reservada ao hangar do Governo do Estado, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 já aguardava a bebê, que nasceu com 29 semanas de gestação. Segundo o médico Antônio Leal, que acompanhou o traslado até a capital, o quadro do recém-nascido é estável e não houve qualquer intercorrência durante o voo. “A criança nos foi entregue em boas condições. Só precisou de um pouco de oxigênio por conta da prematuridade”, informou.

A mãe da menina, Geiciane Costa, 22 anos, acompanhou a filha, que foi transportada dentro de uma incubadora. Geiciane está sob acompanhamento do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (Cipas) da PM. Segundo a tenente-coronel Jesiane Calderaro, chefe do Cipas, a Polícia Militar deu todo o apoio necessário desde a última quarta-feira, quando o comandando da corporação em Conceição do Araguaia foi informado do fato pelo pai da criança, que é policial militar.

“Uma grande rede de assistência foi oferecida à criança e aos pais, desde que fomos informados do trabalho de parto”, contou a tenente-coronel. Até que a paciente tenha alta, a Polícia Militar atuará ainda com psicólogos e assistentes sociais, que estarão encarregados de acompanhar a mãe até o hospital e providenciar serviço de hospedagem em Belém, financiado pelo Fundo de Assistência Social da PM. A Associação de Cabos e Soldados fará o custeio da alimentação da responsável do recém-nascido. (Com colaboração de Cristiani Sousa, da Ascom PM, e Edna Sidou, da Ascom Sespa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário