EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 8 de abril de 2016

MADEIRA SERRADA E SEM GUIA FLORESTAL É APREENDIDA EM BENEVIDES



Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) esteve na terça-feira (5), no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém (RMB), no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para checagem de veículos que transportavam madeira serrada sem Guia Florestal, documento oficial de controle da origem dos produtos florestais. A ação atendeu ocorrência da PRF, para averiguação de possível crime ambiental.

Segundo o policial rodoviário, Robert Oliveira, a ocorrência de transporte ilegal de madeira, no km 24, da BR-316, foi atendida após denúncia de usuário. A equipe da PRF localizou o responsável pela carga, João Henrique Alves Pereira, que disse que recebeu a madeira no posto da Marjonave, no distrito de Outeiro, em Belém, e que o produto estava sendo transportado para o Estado de Minas Gerais, mas não apresentou os documentos ambientais e fiscais necessários para o transporte interestadual.

No momento da fiscalização, os três motoristas abordados e o responsável pela carga prestaram todas as informações necessárias, referente à infração ambiental. No relatório de fiscalização da Gerência de Fiscalização de Atividades Poluidoras e Degradadoras da Semas, a medição da madeira – cubagem – indicou um total de 55,12 m3 de espécies de madeira serrada, entre elas maçaranduba e guajará. A equipe da Semas utiliza o método oficial de medida de produtos florestais.

Na fiscalização foi constatado o transporte ilegal de madeira sem Guia Florestal e, por consequência, os motoristas e o responsável pela carga foram autuados e lavrados ainda termos de apreensão dos veículos e dos bens florestais. Todos estão depositados nas dependências da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), no distrito de Americano, no município de Santa Izabel do Pará (RMB). O fiel depositário, responsável pela guarda e depósito da carga e dos caminhões, é o capitão da Polícia Militar (PM) Rubens Teixeira Maués Júnior.

2 comentários:

  1. Como seria bom se fosse sempre fiscalizado , na PA 150 é um festival de propina, comboios de até vinte caminhões carregado de madeira serrada passam nas barreiras só no acerto. Sem nenhum documento fiscal.

    ResponderExcluir
  2. Se fiscalizar realmente vão ficar surpresos com tanta madeira ilegal, mas detalhes, tudo com conivência de parte dos fiscais pm,p civil, PRF, sefa tudo no acerto. Na PA 150 fazem comboios com até vinte caminhões carregado de madeira serrada, aí com um negociador na frente passam por todas as barreiras.

    ResponderExcluir