EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 2 de maio de 2016

EXPLOSÃO MATA CRIANÇA EM PORTEL, NA ILHA DO MARAJÓ

A Polícia Civil do Pará investiga se a utilização de combustível adulterado provocou a explosão de uma lamparina que resultou na morte de um menino de 12 anos no município de Portel, na ilha do Marajó. Segundo a delegada Vanessa Macêdo Correa, da superintendência de polícia da região de Breves, há suspeita de que gasolina tenha sido adicionada ao óleo diesel usado como combustível da lamparina.

A vítima era um menino de 12 anos, filho de Adelson Gonçalves Cordovil. Ele estaria enchendo um vasilhame com óleo comprado em um posto de gasolina da cidade há 8 dias enquanto sua esposa iluminava a casa com uma lamparina, já que a zona rural da cidade não tem energia elétrica. A explosão provocou queimaduras na mulher, e a criança não resistiu.

Explosões em barcos

 De acordo com o advogado Miro Pereira, morador do município, este não foi o único acidente com óleo diesel no último mês: casos semelhantes ocorreram em várias embarcações que usam diesel como combustível, deixando pelo menos 18 feridos no hospital municipal, sendo dois em estado grave.

"Estão acontecendo vários acidetentes.  A morte aconteceu ontem, no domingo, decorrente de um acidente no sábado (30). Como o município é muito grande, os acidentados levaram quase um dia para chegar na cidade. 18 estão queimados pelas explosões, dois em estado grave. Isto foi no decorrer de 30 dias", disse.

Segundo o advogado, as explosões são provocadas pela mistura de gasolina ao óleo diesel utilizado nas embarcações. "Existe o costume das pessoas utilizarem o combustível de embarcações para acender lamparinas. A prefeitura fornece o combustível do transporte escolar das crianças na zona rural. O posto que ganhou a licitação, por erro dos funcionários, abasteceram o tanque do óleo diesel com gasolina por engano. Quando perceberam este erro já tinha muita gasolina misturada. O que eles fizeram, sem autorização de ninguém para não perder dinheiro, foi colocar mais diesel e misturar tudo, distribuindo para os barqueiros da região", conta.

Posicionamento da prefeitura

 A Prefeitura de Portel informou por meio de sua Assessoria de Comunicação que o posto Cidade de Portel, vencedor da icitação para fornecer combustivel à Secretaria Municipal de Educação (Semed), realmente forneceu combustível acidentalmente adulterado entre os dias 10 e 13 de abril, e que a Semed recolheu o produto e fez a troca por material não adulterado quando tomou conhecimento da situação.
 

Ainda de acordo com a Prefeitura, não existem provas de que o combustivel fornecido pela Semed tenha provocado a explosão responsável pela morte do garoto, pois o posto também vende combustível no varejo e o pai da criança teria confirmado que comprou o combustível há cerca de 10 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário