EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

BELO MONTE INICIA GERAÇÃO COMERCIAL DA 5 TURBINA

A geração comercial da 3ª turbina do Sítio Pimental foi autorizada no dia 5 de agosto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Agora, a Casa de Força Complementar de Belo Monte já opera com 116,4 MW, o que corresponde a 50% dos 233,1 previstos.
 
Com a autorização da Aneel para geração comercial da terceira unidade geradora em Pimental, Belo Monte passa a operar com cinco turbinas, das quais três são de 38,8 MW, da Casa de Força Complementar, e duas de 611,1 MW, da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, a maior do complexo hidrelétrico. As obras de montagem eletromecânica continuam e a previsão é que uma nova turbina inicie a geração comercial a cada dois meses.
 
A Casa de Força Complementar, em Pimental, corresponde a apenas 3% dos 11.233,1 MW que serão gerados quando o empreendimento estiver concluído, em 2019. A usina complementar está em construção na área do vertedouro, na Volta Grande, no Rio Xingu. As turbinas de Pimental são posicionadas na horizontal para aproveitar a passagem da água do Reservatório Xingu. Parte da água do rio é desviada para um canal artificial de 20 quilômetros, construído pela Norte Energia, para levar a água ao Reservatório Intermediário, que fornece água para movimentar as unidades geradoras da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte.
 
Belo Monte, empreendimento de responsabilidade da Norte Energia, será a quarta maior hidrelétrica do mundo e a maior hidrelétrica 100% nacional. A usina gerará energia suficiente para abastecer um consumo médio de 60 milhões de pessoas, em 17 estados brasileiros.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário