EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ELEIÇÕES 2016 : TRE COMEÇA A TESTAR URNAS ELETRÔNICAS

Resultado de imagem para Teste urnas eletrônicas

Os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizam os testes finais nas quatro mil urnas que serão distribuídas somente na região metropolitana de Belém para as eleições municipais deste ano. Em todo o Pará, serão 21.500 urnas utilizadas no dia do pleito para os mais de cinco milhões de paraenses aptos a votar.

A última checagem de cada lote é feita uma semana antes do envio para os cartórios eleitorais. Os equipamentos que seguirão para o interior já foram aprovados e começaram a ser distribuídos esta semana para 93 zonas eleitorais, onde 16 mil urnas pecisam chegar até o próximo dia 9 de setembro.
 
 
"Para verificar se a urna possui algum defeito, se está apta a ser enviada para os cartórios eleitorais, para a preparação final. Mais por precaução, para que nenhum defeito aconteça", explica Fabrício Miranda, técnico do TRE.

As urnas saem de um galpão no TRE em Ananindeua, na Grande Belém, e seguem fechadas com um lacre por medida de segurança. A antecedência é necessária devido à distância de alguns municípios paraenses, como Afuá, na ilha do Marajó, que possui um dos trajetos mais demorados: os equipamentos saem de caminhão, de um porto em Belém, e seguem de barco por cinco dias até o destino.

Quando chegam à cidade de destino, elas são colocadas dentro de um espaço adequado dentro do cartório eleitoral e passam a ficar sob a responsabilidade do chefe do cartório, que depois vai fará o procedimento padrão nas eleições: a limpeza, o teste de funcionamento e a aprovação do equipamento para ser usado durante a votação.

"Em setembro já vai começar a preparação das urnas para eleição, então, elas precisam chegar um pouco antes para serem preparadas", esclarece Ricardo Vieira, técnico judiciário do TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário