EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

INICIADA PROPAGANDA ELEITORAL NAS RUAS E NA INTERNET

Iniciou na última terça-feira (16) a propaganda eleitoral nas ruas e na internet. Este ano, os candidatos terão menos tempo para convencer os eleitores, já que o tempo da propaganda eleitoral diminuiu de 90 para 45 dias.Muitos paraenses já sabem no que prestar atenção neste período. "Ver as propostas que são necessárias para o município. Verificar quem está melhor capacitado para administrar", afirma o bancário Sebastião Tavares."Na atual situação que nosso país se encontra, se a gente não observar isso, eu não sei o que esperar”, pontua a funcionária pública Cristiane Macedo.

Veja as regras para a propaganda eleitoral:

- Nas ruas, os candidatos podem fazer comícios e distribuição de panfletos;
- Mas os cavaletes, distribuição de brindes, outdoors e cartazes de grande dimensão estão proibidos;
- A propaganda também não pode ser feita em prédios públicos e escolas;
- Na internet a propaganda é liberada, inclusive em aplicativos de mensagens instantâneas, desde que o eleitor concorde em receber.


"Eu posso receber um e-mail de um candidato com a sua plataforma de governo, solicitando votos. Se eu não quero mais receber aquele link e eu fizer o bloqueio, se o candidato insistir e ele fizer a denuncia à Justiça Eleitoral, nós vamos atuar pra coibir essa pratica”, afirma o juiz Elder Lisboa.
No dia 26 de agosto começa também a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Os eleitores vão ter até o dia 1º de outubro para conhecer os candidatos as eleições municipais.
"O que se nota aqui quando nós estamos falando em palestras e conferências, a maioria do eleitor não lembra nem o candidato a vereador que votou nas eleições passadas. Então não há um processo fiscalizatório do eleitor em relação aquele que foi eleito. Essa consciência do eleitor em escolher o melhor e de cobrar depois do voto é bem interessante para a democracia”, ressalta ainda o juiz.

As irregularidades podem ser denunciadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através do telefone 0800 0960 007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário