EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

POLÍCIA PRENDE 24 INVASORES QUE DEPREDARAM FAZENDA

fazenda

Uma operação sob o comando da Delegacia de Conflitos Agrários – DECA – que contou com três guarnições do GTO e do Grupamento Aéreo da PM, sob o comando do Major Alan, foi realizada na tarde deste sábado (29) na sede da referida Fazenda e apreendeu 24 pessoas do movimento MST por esbulho e depredação dos imóveis. Foram ainda apreendidas 4 motos, 2 armas caseiras, pólvora, espoleta, fações e canivetes. Nesse momento ocorre a averiguação no assentamento sendo fator prejudicial o mal tempo na área.

Os procedimentos policiais envolvendo as pessoas detidas serão instaurados na 20ª Seccional de Parauapebas.Na madrugada da sexta-feira, 28, cerca de trinta homens ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terras – MST, armados com espingardas, facões e foices, invadiram a Fazenda Serra Norte, localizada cerca de a 3 km da sede do município de Eldorado do Carajás.

Funcionários da fazenda e seus familiares foram feitos reféns, a maioria formada por mulheres e crianças. Entre elas, uma criança especial foi ameaçada de morte a todo momento. Algumas esposas também foram desrespeitadas e coagidas psicologicamente e sexualmente, mas, segundo relatos, não houve estupro.
 
Os invasores chegaram de surpresa na sede da fazenda e mandaram que todos se ajoelhassem. Posteriormente foi dada uma ordem para que retirassem a mobília dos imóveis, dando-lhes 30 minutos para tal ação. Logo depois os invasores atearam fogo em casas, máquinas e equipamentos da fazenda.
 
A Polícia Militar de Eldorado dos Carajás foi avisada e compareceu imediatamente ao local. Todavia, os incasores correram em direção à invasão, localizada a alguns quilômetros da fazenda, em um local privilegiado geograficamente, de onde é possível acompanhar de longe qualquer movimentação de veículos vindos pela PA 275.
 
A PM orientou a todos que registrassem um Boletim de Ocorrência na delgacia de Eldorado dos Carajás.
 
A PMPA também prestou segurança e apoio às famílias durante a retirada de seus pertences para um local seguro. Algumas famílias ficaram em Eldorado e outras em Curionópolis.
Com a saída dos trabalhadores, a PM vem realizando rondas periódicas na sede da propriedade na tentativa de coibir mais depredações.
 
Hoje pela manhã fazendeiros da região começaram a se reunir com o propósito de retirar do local os invasores. A PM monitora a situação na fazenda, inclusive com uso de helicóptero.
O clima é de tensão no local.
 
Eldorado dos Carajás é mundialmente conhecido em virtude do confronto entre a PM do Pará e pessoas ligadas ao MST acontecido em 17 de abril de 1996, quando 19 sem terras morreram após ação da PM para desobstruir a então PA-275, hoje BR-155, bloqueada pelo Movimento que reivindicava a desapropriação de áreas da região para a Reforma Agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário