EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SANTARÉM : ICMbio APREENDE 2,5 TONELADAS DE PEIXE NO PERÍODO DO DEFESO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprendeu  no domingo (4) 2,5 toneladas de peixes que estão no período do defeso (não podem ser pescados, transportados e nem vendidos). A operação denominada “Duas Caras” foi realizada de 28 de novembro até 4 de dezembro. A ação foi realizada no rio Tapajós na região da Resex Tapajós-Arapiuns e na Flona do Tapajós, unidades de conservação, localizadas em Santarém, oeste do Pará.
2,5 toneladas de mapará foram apreendidas (Foto: ICMBio em Santarém/Divulgação)2,5 toneladas de mapará foram apreendidas
(Foto: ICMBio em Santarém/Divulgação)
 
O analista ambiental do ICMBio, Cleiton Signor ressaltou a importância da ação para garantir a reprodução e existência dos peixes. “Foi para combater a pesca predatória de peixes do defeso e pessoas que pescam com bajaras [pequena embarcação motorizada]. Com mais de 20 bajaras eles emendam uma rede a outra e fazem arrastão pegando todo tipo de peixe. Geralmente peixes pequenos que não tem valor comercial eles jogam fora fazendo um grande estrago”.
Os donos das duas embarcações flagradas com os peixes foram multados em R$ 25 mil, cada um. As embarcações foram apreendidas e podem ser utilizadas pelo fiel depositário para atividades legais, e não pode ser vendida. Os peixes apreendidos foram doados para moradores das comunidades Maguari e Piquiatuba na Flona.
Além dos peixes, na semana de fiscalização, um pescador foi flagrado com três tartarugas da Amazônia, sendo dois filhotes, e mais de 50 espinhéis. Ele foi multado e as tartarugas devolvidas a natureza.
Onze espécies no defeso
Onze espécies de peixes estão no período de proibição de pesca no Pará: pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura calça, mapará, curimatá e branquinha, estão no defeso de 15/11/2016 a 15/03/2017;  tambaqui está de 01/10/2016 a  31/03/2017; acari e pirarucu estão proibidos de serem pescados de 01/12/2016 a 31/05/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário